top of page

Para que serve a ciência?

  • Foto do escritor: Equipe Fácil Metodologia
    Equipe Fácil Metodologia
  • 10 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Você já parou para pensar para que serve a ciência? A principal função, sem dúvida é explicar o mundo em que vivemos, criar conhecimento sobre o que existe!



É daí que vem aquele conceito clássico de que ciência é “[...] um conjunto de conhecimentos [...], obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis [...]”

(Ander-Egg, 1976, p.15).


Iiihhhh.... agora você está achando que ciência não é para você, né?

Então deixa eu te contar uma história.


Eu tenho um parceirinho que tem uma pequena empresa, produtora de sapatos, que que INOVAR. Ele vai a um churrasco e pergunta para os amigos dele, entre uma cerveja e outra:


- Eu preciso inovar! O que eu devo fazer? O que vocês estão fazendo?

Eis que entre as sugestões estão:


- Cara, contrata a consultoria X, eles transformam a tua empresa.

- Véio, tu tem que contratar gente jovem... só os jovens são criativos.

- Beeein capazzzz!!!! Só engenheiro vai resolver esse problema...

- Tem que gasta uma grana pra fazer isso aí...

- Vai levando como dá e desiste de inovação... é só a moda do momento!

- Vai pro exterior, véio! O Brasil tá perdido!

E aí, depois de ouvir tudo isso, o que o parceirinho faz?

Pode ser que ele leve a sério a ideia do amigão e contrate engenheiros jovens da consultoria X dos Estados Unidos em busca da inovação, gastando uma grana.


Mas a melhor resposta, para ele avaliar, estava muito perto: na ciência.

Não estou querendo dizer que as ideias do amigão são tão ruins (algumas sim!!!), contudo, as ideias do amigão são cheias de subjetividade, não tem comprovação, fazem parte do senso comum.


Ou seja, os conselhos do amigão do churrasco, não são replicáveis, fazem parte apenas da experiência dele, funcionou com ele. A leitura de alguns poucos artigos, já apresentaria ao parceirinho conhecimentos racionais, certos, prováveis e verificáveis, isso porque a ciência exige a utilização de um método.


Então se o parceirinho buscar respostas sobre “como inovar” em artigos científicos, ele vai encontrar no artigo de Dodgson e Phillips (2014) que as idéias para inovação surgem de várias fontes e, muitas vezes, exigem a colisão e mesclagem de muitas ideias diversas, ou seja, vai descobrir que é necessário apostar na diversidade da sua equipe para ampliar as oportunidades de inovação.


Nonaka e Takeuchi (2008), nos ensinam que os empresários devem atentar para as lideranças médias, pois elas podem afetar os fluxos de conhecimento da sua empresa e “bloquear”a inovação, e, sem me estender muito, Nagano e seus colegas, em 2014, sugeriram que práticas formais de ideação, como o design thinking, podem ser úteis para o processo de inovação. Estes resultados são generalizáveis - teórica ou estatisticamente! Deu para entender?


Ao acessar e utilizar resultados científicos você pode melhorar as suas ações diárias. No caso do meu parceirinho, ele pode melhorar as práticas gerenciais dele, partindo de pressupostos sem subjetividade! Use e abuse dos achados científicos!


A ciência serve para melhorar o mundo ao explicar como as coisas funcionam além de

Permitir que você deixe as conversas do churrasco mais interessantes!


Autora: Kadígia Faccin


 
 
 

Comments


Assine e receba conteúdos  

Obrigada(o)

Email: facilmetodologia@gmail.com

Facilitadoras: Dra Kadigia Faccin, Luiza Fróes, Dra Bibiana Volkmer Martins

bottom of page