“Q-sort” a nossa! Entendendo o que é a metodologia-Q
- Equipe Fácil Metodologia
- 21 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Ainda pouco usado nos estudos em Administração e Economia, a metodologia-Q vem ganhando espaço em várias áreas do conhecimento.
Ela foi desenvolvida pelo psicólogo William Stephenson (ver, Stephenson, 1953) e em linhas gerais, pode ser caracterizada como um método de coleta de dados quanti e quali, analisando aspectos de subjetividade dos participantes por meio de análises estatísticas (como a análise de componentes principais). A metodologia-Q é importante para analisar o ponto de vista da amostra estudada. Como a unidade de análise são os pontos de vistas (ou a percepção), geralmente amostras pequenas (entre 20 e 40 respondentes), são suficientes.
Como realizar um estudo-Q:
1) Definir com base na literatura e/ou com informantes chave, quais perguntas (statements) serão analisados, ou seja, definir o Q-sample.
2) Definir o P-set. Em outras palavras, definir quem irá participar da pesquisa (quem serão os respondentes).
3) Elaborar o Q-grid. É a escala que será usada. Ela pode variar de acordo com o número de statements analisados e/ou o objetivo da pesquisa. Na Figura 1, a escala compreende sete pontos: -3 a +3.
4) Elaborar o Q-sort. Q-sort é um instrumento que irá forçar o respondente a classificar a ordem de importância das suas respostas (Figura 1). No exemplo abaixo são analisados 31 statements (há 31 retângulos), ou seja o Q-sort compreende 31 statements, sendo que o respondente deverá obrigatoriamente assinalar -3 (don’t agree at all) para dois deles, -2 para quatro, -1 para seis, 0 para sete, e assim por diante. É aqui que está a “magia” da coisa. Esse tipo de distribuição quase-normal permite que, com um número reduzido de casos, possa se ter uma adequada variabilidade explicada dos dados. O Q-sort pode ser aplicado como se fosse um questionário ou como um jogo de cards (ver Barbosa et al., 2020).
Figura 1 – Exemplo de Q-sort

5) Analise dos dados para verificar os fatores formados (os diferentes pontos de vista). Com base neles, o pesquisador realizará a descrição dos resultados e discussão do seu estudo.
No estudo de Barbosa et al., (2020), por exemplo, buscou-se analisar o ponto de vista das mulheres sobre a sucessão das propriedades rurais. Foram identificados cinco pontos de vista:
1) atratividade do meio rural,
2) apoio da família,
3) importância do reconhecimento das atividades realizadas no meio rural,
4) condições de vida no meio rural, e
5) autonomia financeira.
Ao entender esses pontos de vistas, o estudo tem potencial de fomentar políticas públicas para melhorar as condições de vida dos estabelecimentos rurais e reduzir (se for o caso) os níveis de migração rural-urbano.
E aí, gostou desse tipo de estudo? Sim? “Q-sort” a sua!
Referencias
Barbosa, R. A., de Faria Domingues, C. H., da Silva, M. C., Foguesatto, C. R., de Aragão Pereira, M., Gimenes, R. M. T., & Borges, J. A. R. (2020). Using Q-methodology to identify rural women’s viewpoint on succession of family farms. Land Use Policy, 92.
Stephenson, W. (1953). The study of behavior; Q-technique and its methodology.
Texto desenvolvido por:
Cristian R. Foguesatto - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3853718976397028
Comments