top of page

Estudo de Caso

O método de estudo de caso representa um método de pesquisa que surge do desejo de compreender fenômenos sociais complexos, permitindo uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas de acontecimentos da vida real. O pesquisador pode escolher realizar um estudo de caso único ou de casos múltiplos. Quando se trata de um caso raro ou quando não há recursos para analisar mais casos, investiga-se um caso único. Quando mais de um caso for avaliado, trata-se de um investigação de casos múltiplos, que devem ser escolhidos cuidadosamente pelo pesquisador e seguir uma lógica de replicação, não de amostragem (YIN, 2005).

 

 

5 CONCEITOS CHAVE

  • Rigor

  • Protocolo

  • Contexto

  • Entrevistas

  • Triangulação

Características

Quando se objetiva descrever um fenômeno, testar uma teoria e/ou criar uma teoria. Quando se colocam questões do tipo “como” e/ou “por que”. Quando o pesquisador tem pouco controle sobre os acontecimentos. Quando o foco do estudo são fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real. Quando se quer preservar as características significativas dos acontecimentos da vida real.

Dificuldades do método

Costuma demandar bastante tempo do pesquisador. Por trabalha com amostras pequenas, pode restringir a possibilidade de generalização dos resultados. A inabilidade e/ou negligência do pesquisador na realização das entrevistas, na coleta de evidências e na análise dos dados pode limitar o rigor do estudo​.

PRINCIPAIS AUTORES

  • EISENHARDT (1989)

  • FLYVBJERG (2006)

  • STAKE (1995)

  • YIN (2005)

Baixe o arquivo completo

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens

DENZIN, N. K.; LINCOLN, N. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Bookman, 2008.

 

Building theories from case study research

EISENHARDT, K. Building theories from case study research. Academy of Management Review, Mississippi, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.

Five misunderstandings about case-study research

FLYVBJERG, Bent. Five misunderstandings about case-study research. Qualitative Inquiry, 12, p. 219-245, 2006.

Case study method

GOMM, R.; HAMMERSLEY, M.; FOSTER, P. Case study method. London: Sage, 2000.

Estudo de caso: planejamento e métodos

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

 

The Case Study Crisis: Some Answers

Yin, R.K.The Case Study Crisis: Some Answers. Administrative Science Quarterly, 26, 58-65, 1981. https://doi.org/10.2307/2392599

Perguntas frequentes

Assine e receba conteúdos  

Obrigada(o)

Email: facilmetodologia@gmail.com

Facilitadoras: Dra Kadigia Faccin, Luiza Fróes, Dra Bibiana Volkmer Martins

bottom of page