top of page

Etnografia: onde publicar sua pesquisa

  • Foto do escritor: Equipe Fácil Metodologia
    Equipe Fácil Metodologia
  • 9 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Podemos dizer que a etnografia, a etnologia e a antropologia são consideradas os três momentos de uma mesma abordagem, cabendo aqui alguns esclarecimentos. A etnografia envolve coletar de maneira direta e minuciosa dos fenômenos que observamos, envolvendo notas, gravações sonoras, fotográficas ou cinematográficas. A etnologia é o primeiro nível de abstração, onde a análise dos materiais coletados permite se revelar a lógica específica da sociedade que se estuda. Por conseguinte temos a antropologia, que nos leva a um segundo nível que irá possibilitar a construção de modelos para comparação das sociedades entre si (LAPLANTINE, 2003).

Fica claro que apesar da etnografia ser o método de coleta de dados, todo pesquisador deve ir além dele na construção dos modelos que possam explicar o fenômeno. E se você já está a algum tempo aprendendo sobre etnografia ou acabou de conhecer o método, cabe lembrar que autores indispensáveis para se entender o assunto contempla os pais da etnografia, Franz Boas com a obra A mente do ser humano primitivo para acessar as bases das grandes teorias da Antropologia, e Bronislaw Malinowski com a obra Argonautas do Pacífico Ocidental para um exemplo vivido de etnografia.


Quais os principais journals de Etnografia?

Seja antes, durante ou depois de realizar sua etnografia, é sempre importante ter uma ideia de quais journals publicam sobre o tema, até para buscar referências valiosas para a sua pesquisa, então vamos a eles:

Os três principais journals que publicam artigos que utilizam a Etnografia são o Journal of Organizational Ethnography com SJR de 0,39 (2020), o Organization Studies com fator de impacto 3,923 (2019), e o Organization com fator de impacto 2,619 (2019). Agora vamos dar uma olhada nos detalhes destas revistas científicas.

O Journal of Organizational Ethnography se intitula como a única revista dedicada exclusivamente dentro do tema etnografia organizacional. A revista aceita pesquisas empíricas e teóricas dentro de antropologia social e organizacional, sociologia, psicologia, organizações, gestão, estudos de gênero e trabalho, geografia humana, cultura, meio ambiente, criminologia, movimentos sociais, classe e etnia, consumo, marketing entre outros temas que envolvam a etnografia como método de pesquisa.

O Organization Studies é uma revista com mais de 40 anos de história na publicação de pesquisa organizacional. São bem-vindos artigos que avancem a teoria das organizações através de estudos baseados parcial ou totalmente em dados empíricos através de métodos qualitativos, quantitativos ou mistos. Importante notar que esta revista está cada vez mais adotando um foco em artigos baseados em dados empíricos.

A próxima opção é o Organization, com direcionamento para a teoria, visão e escopo internacionais de maneira aberta, reflexiva, imaginativa e crítica, com uma abordagem interdisciplinar. Alguns dos campos, tópicos e temas incluem questões de gênero, raça e etnicidade nas organizações, a globalização e seus discursos, organização e desorganização, consumo, espaço e tempo organizacionais, identidade organizacional, imaginários, ecologia, moralidade, poder, conhecimento, lei e estudos organizacionais e culturais.

Agora queremos saber quais outros journals você recomendaria para incluir em nossa lista. Quais suas sugestões de revistas para quem quer publicar a sua etnografia ou compartilhe a sua publicação usando este método.

Comente abaixo!


Autor:

Rovian Dill Zuquetto

Referências:

LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. Tradução Marie-Agnès Chauvel. São Paulo: Brasiliense, 2003.

 
 
 

Comentarios


Assine e receba conteúdos  

Obrigada(o)

Email: facilmetodologia@gmail.com

Facilitadoras: Dra Kadigia Faccin, Luiza Fróes, Dra Bibiana Volkmer Martins

bottom of page