Conheça o projeto
Sejam bem-vindos à esta experiência metodológica!
Deixa-nos contarmos um pouquinho da história deste projeto!
Sempre começamos as aulas de métodos qualitativos desfazendo mitos. Os mitos mais comuns são de que “métodos qualitativos são frágeis e pouco confiáveis” e, que “os métodos qualitativos são dotados de subjetividade” e, também que “resultados qualitativos não são generalizáveis” e por aí vai... Assim se constroem os nossos maiores desafios. Ensinar método qualitativo é sempre um desafio! Mas daqueles desafios gostosos!
Enquanto professoras da disciplina de métodos qualitativos, precisamos demonstrar que é uma grande falácia acreditar na fragilidade dos métodos qualitativos, desmitificar o fato de que qualquer um pode fazer pesquisa qualitativa, sem conhecimento prévio, ainda, fazer pensar se a escolha de variáveis, construtos, amostras e eliminação de respondentes também não passa por um processo subjetivo. É preciso ensinar a diferença entre generalização estatística e generalização teórica e dizer, com o coração partido que não é difícil publicar pesquisa qualitativa de boa qualidade, a dificuldade está em fazer pesquisa qualitativa de boa qualidade. É desafiador, né?!
Semestre após semestre, nossos pupilos relatam como é “diverso” e “rico” o mundo da pesquisa qualitativa e quão complexo é garantir o rigor, assim como em outras categorias de métodos. E, associado aos relatos positivos da descoberta, no último semestre, relataram que não existe um local de fácil acesso para buscar informações gerais e simplificadas sobre as possibilidades metodológicas qualitativas. Assim surgiu este projeto!
Lançamos uma tarefa em aula para que em grupos, os alunos apresentassem em apenas uma folha, os principais conceitos do método, artigos premiados que usaram este método, referências (mainstream) para aprender mais e, palavras-chaves associadas. Naquela aula, dissemos que era para pensar em algo simples que “eu poderia encontrar no chão, uma folha que me daria uma ideia geral daquela possibilidade metodológica”... foi assim, que despertamos o insight na Luiza Froes (aluna da disciplina), que sugeriu a criação de um site! Afinal, nesta era é mais fácil procurar no google do que no chão (risos)... Assim nasceu o projeto do site “Fácil Metodologia”.
Esse site é fruto de uma criação coletiva, que se iniciou com as contribuições dos alunos da disciplina de métodos qualitativos, 2019/2, do PPG em Administração da Unisinos, sob a nossa curadoria! O objetivo é apresentar em um único lugar diversas possibilidades metodológicas de uma forma simples e com uma linguagem mais acessível e cheia de dicas. O mais legal, é que tudo foi elaborado pelos alunos, a partir das suas experiências com o método!
Desejamos que você aproveite, nosso site!
Descubra que existe um espaço importante para a criatividade, com confiabilidade e rigor!
Boas publicações!
Conheça as idealizadoras

Kadígia Faccin
Entusiasta do uso de metodologias qualitativas e de técnicas criativas de coleta de dados. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Líder do grupo de pesquisa em Ecossistemas de Inovação, O EcoHubI.

Bibiana Volkmer Martins
Amante do conhecimento e de bons vinhos. Tem se dedicado nos últimos anos ao aprofundamento dos estudos de metodologias qualitativas de pesquisa. Pós-doutoranda em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGA-UNISINOS), Doutora em Administração (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-EA/UFRGS). Uma das organizadoras do EcoHubI (Grupo de Pesquisa em Ecossistemas de Inovação - UNISINOS/CNPq).

Luiza Fróes
COO da Startup Manda Med. Bacharel em Administração com foco em Gestão para Inovação e Liderança. Já participou do programa de aceleração da Founder Institute. Mestranda em Administração com foco de estudo em health techs, indústria 4.0 e modelos de negócios. Apaixonada por pesquisas qualitativas e por metodologias ativas de ensino. Já teve experiências de estudo internacionais na Sogang University e na Univerdad Central de Chile.